Português | English

ISSN (Impressa): 2359-4802 | ISSN (Online): 2359-5647




Edição: 29.5 - 11 Artigo(s)




Voltar ao Sumário






ARTIGO ORIGINAL
http://www.dx.doi.org/10.5935/2359-4802.20160058


Fatores de Risco Cardiovasculares em Lesões Coronarianas Críticas: Mito ou Realidade?
Cardiovascular Risk Factors in Critical Coronary Lesions: Myth or Reality?

Fernando Augusto Alves da Costa, Cibele Emilia Torres Clemente, Fernando Henrique Ueno, André Renzi Motta

Resumo

FUNDAMENTO: A doença cardiovascular (DCV) é responsável pelos maiores índices de morbimortalidade em todo o mundo, sendo o infarto agudo do miocárdio (IAM) e acidente isquêmico cerebral, suas principais manifestações. Os fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento da doença são amplamente conhecidos, porém resta a dúvida se maior quantidade de fatores de risco explica doenças mais graves ou o impacto isolado de um fator de risco poderia também ser determinante nos pacientes.
OBJETIVOS: O estudo correlaciona os fatores de risco para doença arterial coronariana (DAC) em indivíduos submetidos à angioplastia e/ou revascularização miocárdica (RM) devido a lesões coronarianas críticas, esclarecendo o papel dos fatores de risco clássicos para DCV, e também analisa se a condição gênero, estado marital e nível de escolaridade estariam relacionados com maior presença desses fatores de risco.
MÉTODOS: Foram aplicados questionários de fatores de risco para DCV em pacientes do departamento de Hemodinâmica e Cirurgia Cardíaca do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, na cidade de São Paulo, Brasil, seguida de análise estatística dos dados.
RESULTADOS: Em nossa amostra de pacientes a maioria apresentou dois fatores de risco para DCV, sendo hipertensão arterial, dislipidemia e diabetes mellitus os mais prevalentes nesta população.
CONCLUSÃO: Confirmou-se o papel dos fatores clássicos de risco na DCV como não sendo mito e sim realidade, principalmente quando pacientes com menor número de fatores apresentaram situações obstrutivas semelhantes aos dos pacientes com maior número fatores de risco presente.(Int J Cardiovasc Sci. 2016;29(5):378-384)

Palavras-chave: Doenças Cardiovasculares, Infarto do Miocárdio / cirurgia, Fatores de Risco, Revascularização do Miocárdio.

 






Baixe agora o aplicativo do International Journal of Cardiovascular Sciences,
disponível para todos os dispositivos móveis.



Desenvolvido pela Tecnologia da Informação e Comunicação da SBC | Todos os Direitos Reservados © Copyright 2016 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br